Gibson
ES-295
No
mês passado escrevi sobre como a Gretsch criou a linha Chet
Atkins, e como surgiu assim o famoso modelo 6120. Este mês
vamos analisar a única guitarra que acho que pode ser comparada
com a 6120 quando se fala em rockabilly , a Gibson ES-295. Claro
essa comparação não é em termos de
som, já que são instrumentos distintos, e que usam
captadores completamente diferentes, mas sim em termos de apelo
e características. Cada uma com seu som e seu estilo ,
foram guitarras importantes para esse tipo de musica. A Gibson
ES-295 surgiu em 1952, um ano particularmente importante para
a Gibson , já que foi nesse ano tambem que foi lançada
a primeira guitarra sólida da marca, a hoje famosa e clássica
Gibson Les Paul. A ES-295 nada mais era do que uma "irmã"
semi-acústica da nova Les Paul, pelo menos do que diz respeito
ao acabamento dourado ( gold top) .
Exatamente
esse acabamento, todo em um dourado brilhante metálico,
era a grande novidade da Gibson ( apesar das Les Paul na grande
maioria terem só o tampo dourado) porém , infelizmente
não eram muito resistente, e se houvesse um pequeno risco,
deixaria exposto o bronze usado na formula e em contato com o
ar e o sal do suor do guitarrista , acabaria se tornando esverdeado.As
ES-295 eram feitas de maple laminado e de especificações
idênticas as ES-175 , inclusive com o braço em uma
peça de mogno e escala em Jacarandá( rosewood) ornamentada
com aplicações em madre perola no formato de duplo
paralelogramo. Também como nas ES-175 , as ES-295 usavam
2 captadores P-90, só que neste caso com a cobertura em
creme ao invés do tradicional preto. Agora, o que realmente
chama a atenção num primeiro instante , é
o escudo, que é único e totalmente diferente de
qualquer outro modelo. Normalmente os escudos eram, ou de plástico
imitando tartaruga ou em camadas de plástico preto-branco-preto.
No caso de ES-295 era um escudo em plástico transparente
pintado ( ou as vez em silkscreen) na parte inferior com um desenho
floral, coberto com uma camada de tinta creme ( muito similar
ao acabamento que a Gretsch costumava usar ! , coincidência
?) .
O
hardware era todo dourado com tarraxas Kluson com botões
de plástico âmbar , bem como todo o friso da guitarra.
Como nas "irmãs" Les Paul , as cordas eram presas
em uma ponte em forma de trapézio , mas nesse caso passando
por cima da ponte ( inclusive em algumas das primeiras ES-295
, pode-se ler gravado na parte de baixo da ponte "Les Paul
"). Infelizmente a ES-295 nunca decolou nas vendas e teve
ma vida breve , sendo fabricada somente entre 1952 e 1958 sempre
com as mesmas especificações ( apenas passando de
19 para 20 trastes em 1955).O pico de produção foi
em 1953 com 1.770 unidades produzidas, e teve sua grande notoriedade
graças a sua utilização por Scotty Moore
nas lendárias sessões da Sun com Elvis Presley em
Menphis. Hoje em dia é uma guitarra de uso restrito , já
que é difícil mantê-la afinada e com a entonação
ajustada com esse tipo de ponte e pela fragilidade do acabamento.De
qualquer maneira uma grande guitarra , muito procurada pelos colecionadores
, não só pelo seu charme e coloração
, mas por ser uma guitarra única dentro da linha da Gibson.
É
isso aí, pessoal,
Fernando
Fioravanti
Vintage Guitar
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