Guitarras
dos Beatles
Rickenbacker
325 - John Lennon
Enquanto
estava em Hamburgo, Lennon notou "Toots" Thielemans
tocando em uma boate com uma Rickenbacker.Esta guitarra com um
som altamentepeculiar e aparência única capturou
imediatamente a imaginação de Lennon, propiciando
a sua compra pela 325.Esta era um modelo 3/4 de escala em um acabamento
natural com 4 botões de controle, 3 captadores e um escudo
de acrílico dourado uma guitarra muito rara, uma das oito
feitas em 1958. Logo após a sua compra, Lennon mudou o
cordal original da fábrica Kaufmann Vibrola por uma Bigsby.
Futuras modificações seguiram-se - a mais notável
foi uma nova pintura preta, cortesia de Jim Burns em Londres,
pouco antes das primeiras sessões do primeiro álbum
da banda, Please Please Me. Em 1964, a Rickenbacker presenteou
Lennon com uma nova, Jetglo (preta) 325 pela qual tinha um corpo
mais fino, uma soleta menor, um duplo escudo branco, um quinto
botão adicional de controle e um novo estilo de remolo
chamado Ac'cent Vibrato.
Rickenbacker
425 - George Harrison
Harrison
comprou esta Rick branca e preta, com um só captador, enquanto
estava em férias nos EUA em Setembro 1963.Ele usou-a durante
as sessões do LP With the Beatles e nos shows de natal
do Reino Unido exibidos naquele ano. George retirou-a seu set
de guitarras, por este instrumento possuir só um captador.
Segundo pesquisas, George mandou acrescentar outro captador, sendo
este o motivo da compra do modelo 450.
Rickenbacker
360/12 deluxe - George Harrison
Durante
a primeira visita dos Beatles em Nova York em Fevereiro de 1964,
o presidente da Rickenbacker, F.C.Ha1l, ofereceu a Harrison um
novo modelo Fireglo 12 cordas, o segundo já feito de toda
a linha, com 2 captadores D'Armonds, frisos laterais nas bordas
na frente e atrás do corpo, (inclusive na escala), e com
marcações em formato de triângulo. Esta foi
a primeira 360/12 que a companhia produziu, tendo as cordas oitavadas
depois das graves (isto é, quando tocadas de cima para
baixo ). Harrison usou-a pela primeira vez em You Can't Do That
e isto veio a ser a maior caraçtetística sonora
dos Beatles em 1964. A sua maior aparição foi no
f1lme A Hard Days Night, onde Harrison toca a maior parte das
músicas deste LP. Ele adquiriu um outro modelo chamado
de new model (com as bordas arredondadas no tampo) e o cordal
na forma de R. Este modelo foi usado com grande efeito com o capotraste
no 7 traste em If I Need Someone, no LP Rubber Soul.
Rickenbacker 4001S
Quando
o presidente da Rickenbacker F C Hall conheceu os Beatles em fevereiro
de 1964, entre a variedade de instrumentos ele mostrou para os
FabFour um baixo 40018, em que McCartney experimentou mas preferiu
ficar com seu baixo Hofner, que pesava menos. Isto foi oferecido
novame~te a ele na turnê do Hollywood Bowl no verão
de 1965, ele aceitou o presente e logo colocou em uso pela primeira
vez na música Nowhere Man e em Think For Yourself, que
possuía uma faixa adicional deste mesmo instrumento enriquecida
com o maestro Fuzzbox (pedal de distorção feito
pela Gibson). Este modelo um dos dois feitos em 1964 possuía
a marcação de bolinha, um captador da escala toaster
style e um captador na ponte horse shoe style, e (exceto a turnê
de 1966 e as sessões de Let It Be) este veio a ser o baixo
principal de Paul desde Paperback Writer em 1966 até 1979.
McCartney pintou-o com uma pintura psicodélica em 1967
para o ft1me Magical Mistery Tour, vindo a raspá-lo e deixando-o
na madeira natural nas gravações do White Album
em diante e principalmente nas sessões de Abbey Road.
Gretsch Chet Atkins Country Gentleman
Harrison
usou esta Gretsch pela primeira vez na gravação
de She Loves You. O top de linha Chet Atkins da Gretsch tem uma
pintura escura (base em anilina) peças douradas, 2 captadores
Filter Tron, falsos buracos em forma dele uma alavanca Bigsby.
Harrison ficou desesperado quando esta guitarra foi destruída
em uma viagem no final de 1965.
Gretsch
Duo Jet
No
começo de 1961, Harrison comprou esta guitarra preta, que
foi feita no final dos anos 50 com corpo sólido, de um
marinheiro em Liverpool, de quem tinha trazido de volta dos EU
A. Ela tinha 2 captadores com bobina simples (single coil), escudo
prateado equipada com uma alavanca Bigsby Standard. Esta guitarra
permaneceu como a sua guitarra básica até Junho
de 1963. Ele também adquiriu de imediato uma DuoJet vermelha
em 1962, com um escudo preto e com um cordal em forma de trapézio.
Gretsch
Chet Atkins Tenessean
Outra
Gretsch de George, comprada durante 1964, esta tinha um acabamento
vermelho-cereja escuro, 2 captadores Hilo 'Tron e a onipresente
alavanca Bigsby. Ele usou-a com frequência no LP Beatles
For Sale nas canções I'm a Loser, Honey Don't e
outras. Essa guitarra foi utilizada como seu principal instrumento
na turnê mundial de 1965.
Gretsch
Chet Atkins Nashville
Como
Harrison, Lennon estava experimentando novas guitarras. Mas ele
começou usando esta Gretsch semi acústica alaranjada
nas sessões do LP Revolver em 1966. A guitarra se caracteriza
pelo duplo friso e pelos 2 captadores Filter'Tron.
Gibson
J160-E
Lennon
e Harrison compraram 2 violões elétricos desta linha
da Gibson no verão de 1962, em tempo para a gravação
em Setembro do primeiro single da banda, Love Me Do. Este violão
tem acabamento Sunburst com um captador P90 no final da escala.
O J160E é universalmente conhecido como violão Beatle.
Ambos usaram seus respectivos J160E em performance 'unplugged",
podendo ouvir este som em Norwegian Wood. Este instrumento foi
usado quase exclusivamente por Lennnon durante toda a carreira
dos Beatles e além dela.
Gibson SG Standard
Uma
grande mudança na sua normal escolha de instrumentos, Harrison
escolheu essa SG vermelho-cereja para a maior parte do seu trabalho
no LP Revolver e no sing1e Paperback Writer/Rain. Esta SG tem
um corpo de mogno, 2 humbuckers e uma alavanca Gibson.
Gibson J200
Esta
foi a mudança do J160E, sendo o principal violão
das sessões do LP White Album de 1968.
Gibson Les Paul
Com
muita coisa em comum (não apenas esposas) Eric Clapton
deu a Harrison certa Les Paul vermelho-cereja, batizada de Lucy,
como um presente. Clapton usou-a no solo de While My Guitar Gently
Weeps, em que foi convidado. Harrison tocou com a mesma em Sexy
Sadie, Cry Baby Cry, Something e na maior parte dos solos do LP
Abbey Road, incluindo The End. Mais tarde, a guitarra foi roubada
e levada para o México - Harrison foi obrigado a comprar
outra Les Paul e trocá-la pela sua amada Les Paul Lucy.
Epiphone
Casino
No
final de 1964, McCartney comprou uma Casino Sunburst semi acústica
de uma loja na Av Shaftesbury , em Londres. Baseada na Gibson
ES330, com 2 captadores P90, ela era uma guitarra para destros
com uma soleta estilo Gibson e com alavanca Bigsby. McCartney
usou-a primeiro no seu solo em Ticket To Ride, na parte do slide
em Drive My Car e no solo com influência indiana em Taxman
.Impressionados com o novo instrumento de McCartney, Lennon e
Harrison também compraram Casinos e usaram-nas bastante
nas turnês de 1966. As Epiphones de Lennon e Harrison tinham
a soleta em forma de tulipa, com uma diferença entre ambas
: a de Lennon tinha o cordal em forma de trapézio e a de
Harrison, a alavanca Bigsby. Por volta de 1967, Lennon pintou
a guitarra de branco na parte de trás, sendo que este acabamento
não era profissional, causando uma certa insatisfação.
Portanto, em 1968, John raspou a pintura deixando-a em acabamento
natural. Harrison veio a raspar sua Epiphone também, por
influência de John e Paul.
Fender
Jazz Bass / Fender Bass VI
Ambos
destes baixos foram presentes da Fender, juntamente com Telecasters
feitas de jacarandá da Bahia em 1968. 0 Bass VI foi usado
por Harrison no promo film Hey Jude, e nas músicas Honey
Pie e Birthday, por Lennon em Rocky Raccoon, Back in the USSR
e nas filmagens de Let It Be e por McCartney em While My Quitar
Qently Weeps. Harrison tocou o Jazz Bass durante algumas das sessões
do álbum Abbey Road, fazendo sua primeira aparição
sentida em Golden Slumbers / Carry That Weight. McCartney recentemente
usou seu Jazz Bass em Real Love.
Fender Stratocaster
Os
Beatles manteram-se fora da febre das Fenders, até mesmo
porque não queriam ser associados aos The Shadows. Contudo,
na primavera de 1965, Lennon e Harrison compraram, cada um, uma
Stratocaster pre-CBS azul (Sonic Blue) com tremolos e escala feita
com jacarandá da Bahia. Harrison foi o primeiro beatle
a usar este tipo em uma gravação, como por exemplo
no seu solo em You 're Going To Lose That Girl. Mais tarde, ele
usou-a em Nowhere Man e em Fixing a Role, depois de pintar esta
Strato com desenhos psicodélicos para o filme Magical Mistery
Tour. Vinte e oito anos mais tarde,esta Strato ainda tem este
design e traz a marca permanente dos slides de Harrison, podendo-se
conferir na recente Free As a Bird.
Fender Telecaster
Em
1968, a Fender fez Telecasters com jacarandá da Bahia e
deu de presente uma para Lennon e uma para Harrison. Harrison
tocou com esta Tele no seu solo em Let It Be e por toda a parte
nas sessões filmadas de Get Back em Janeiro de 1969.
Martin D-28
Lennon
& McCartney compraram, cada um, estes violões em 1967.
A dupla levou-os para a Índia em Fevereiro de 1968, onde
escreveram muitas das canções do LP White Album.
Hofner
Lap Steel
Um
anônimo Lap Steel, usado por Lennon em For You Blue, isto
é o que a maioria dos pesquisadores britânicos e
americanos pensam. Este instrumento foi trazido para o Brasil
por um músico renomado que tocava muito bem este tipo de
instrumento, não se importando de quem realmente este instrumento
pertencera e sim pelo instrumento em si. Depois de alguns anos,
este instrumento veio a ser vendido na Casa Del Vecchio, onde
infelizmente perdi a oportunidade de comprá-lo, mas mesmo
assim, não desisti de obtê-lo. Como este tipo de
instrumento trabalha com outras afinações e nem
todos conseguem tocá-lo vim finalmente por comprar esta
guitarra tão singular. Quando Marco Antônio Mallagoli
esteve com George em Los Angeles, tocou no assunto sobre o paradeiro
deste instrumento e George respondeu que o Lap Steel pertencia
a Apple Corps e que tinha sido vendido com todo o equipamento
quando a banda se dissolveu em 1970. Logo após a sua volta
ao Brasil, Marco Antônio contou-me que George comentou sobre
o instrumento dizendo: "Está com o seu com seu amigo
que gravou a fita? Tudo bem, é bom saber aonde ela está...".
Conhecendo George Harrison como músico e pessoa singular,
sei que ele não liga muito para coisas materiais, chegando
a dar de presente a sua Fender Telecaster e a sua Fender Pre-CBS
a mesma usada no concerto de Bangladesh para o amigo de Peter
Sellers. O paradeiro desta guitarra para os pesquisadores é
tão obscuro que na Guitar Player americana de Nov'87 sobre
as guitarras dos Beatles, o guitar expert Steve Soest, esclarece
que nunca tinha visto um Lap Steel como este, mas ele acredita
que é um instrumento europeu e que não se parece
com nenhum Lap Steel americano. Na revista britânica Total
Guitar de Jan'96 na matéria The Beatles Guitars este instrumento
é mencionado como uma anônima Lap Steel Européia.
Hofner
Violin - 500/1
Em
31 de dezembro de 1960 no Cabash Club em Liverpool, McCartney
tocou sua primeira turnê como baixista dos Beatles. Seu
primeiro baixo foi um que viria a ser o sinônimo de sua
inteira carreira - o Hofner 500/1, ou baixo-violino. A escala
do baixo mede 30 polegadas, com acabamento em Sunburst e com os
captadores próximos um do outro (ou seja, este baixotinha
o captador da ponte deslocado para o meio do instrumento). Esse
seu primeiro baixo foi roubado, mas antes disto foi repintado
em meados de 1964, com 3 tons de Sunburst e com largas molduras
de captadores (não original de fábrica). Ele adquiriu
um novo Hofner no final do verão de 1963, que tinha o captador
da ponte ao invés do captador da posição
do meio.
Um
abraço a todos
Marcus Rampazzo
guitar@vintageguitar.com.br
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Guitar Brasil
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