Gibson
ES-250
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Gibson
ES-250 1939 |
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Imagine
uma guitarra Gibson . Imagine agora, que ela era topo de linha
com detalhes e acabamento impecáveis. Foi usada e imortalizada
por um dos maiores guitarristas da história. E que desse
modelo , só foram feitas 70 unidades!!! Será que
existe alguma coisa mais rara ? Até pode existir , mas
com esse apelo !!??.
Este
mês vamos falar da Gibson ES-250 , a famosa guitarra utilizada
a partir de 1939 por Charlie Christian. Só para situar
caso exista algum distraído por aí , Charlie Christian
pode não ter sido o primeiro a se aventurar na descoberta
do instrumento que estava nascendo, nem o primeiro a se dedicar
a ele, mas certamente definiu o jeito que melhor se podia tocar
guitarra desde então. Suas linhas de solo e apurada técnica
são copiadas até hoje , não só por
guitarristas de jazz , mas de estilos dos mais variados e até
por outros instrumentistas como Louis Armstrong e Charlie Parker.Podemos
considerá-lo sem medo de errar , como a ponte entre o Swing
e o Bebop , a fase áurea do jazz.
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Charlie
Christian com sua primeira ES-250 na capa da Guitar
Player |
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Em
1937 Charlie usava uma das primeiras ES-150 produzias. Aqui vale
a pena lembrar , que a ES-150 apareceu pela primeira vez no catálogo
da Gibson em 1936 e foi talvez a primeira guitarra elétrica
( como se conhece hoje) a ser produzida em escala. Foi a primeira
a utilizar a denominação ES ( Eletric Spanish )
justamente para diferenciar o padrão espanhol do padrão
das guitarras havaianas que eram feitas na época. A ES-150
utilizava um captador projetado por Walt Fuller e que viria a
ser conhecido como Charlie Christian graças a associação
da imagem do guitarrista com as ES-150 e ES-250 que utilizavam
o mesmo captador como veremos.
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Charlie
Christian com a ES-250 Blond |
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Mas vamos a ES-250, que era na verdade uma evolução
da ES-150 lançada em 1939 e que custava US$ 150,00 ( na
época bastante dinheiro).Ela vinha equipada com a mais
recente versão do captador ( como disse conhecido como
Charlie Christian) na posição do braço e
com alguns detalhes de acabamento muito especiais, mostrando a
intenção da Gibson em fazer um instrumento topo
de linha.
Durante sua curta vida , a ES-250 foi produzida em 2 versões
: A primeira produzida de 1939 ao começo de 1940 tinha
as seguintes características: O corpo tinha 17 polegadas
de largura feito em maple com o tampo escavado em spruce. Não
tinha cutaway e os f-holes não tinham frisos.O braço
tinha 25 ½ em maple com mogno e 20 trastes no total.
Um dos grandes diferenciais era justamente a marcação
do braço , que ficou conhecido como Open Bookinlay.
( uma encrustação em madre-pérola que parecia
um livro aberto). O acabamento era sunburst ,a ponte em rosewood
, tarrachas Kluson ou Grover Imperial.
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Captador
da ES-250 conhecido como "Charlie Christian" |
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Para
finalizar outros 2 detalhes : o jack era na base do tailpiece
e o headstock tinha o formato de degraus na lateral ! ( alguns
J-100 também tinham esse diferencial) . Incrível.
Já a segunda variante , feita a partir do começo
de 1940, não apresentava esses degraus, os f-holes eram
maiores, os inlays foram mudados ( saíram os open books
e entraram outras variações , nitidamente experiências
com características Art-Deco).
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As
duas versões da ES-250. A Sunburst atras e
a Blond na frente. |
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A
mais importante inovação foi a introdução
do acabamento blond em substituição ao sunburst
, porém essa substituição foi gradual chegando
a coexistirem. No final de 1940 a ES-250 foi substituída
pelo modelo ES-300 e assim as últimas ES-250 saíram
de fabrica bem no começo de 1941 , ou seja, só foram
fabricadas do fim de 1939 ao começo de 1941, e assim mesmo
só 70 unidades ( 8 em 1939 , 58 em 1940 e 4 em 1941) ,
o que a torna extremamente rara. Muito rara e de importancia histórica
para a musíca e para o instrumento em si inigualáveis.
Um
abraço a todos
Fernando
Fioravanti
fernando@vintageguitar.com.br
Vintage
Guitar Brasil
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