|
6120
Chet
Atkins - 1964 |
|
Como
comentado em outras matérias , no início dos anos
60 , a briga entre as fabricas de guitarras nos Estados Unidos
estava mais forte do que nunca.
A Gibson havia lançado em 1958 a sua série ES
Thinline com double-cutaway e a Gretsch para não ficar
atrás , resolveu fazer mudanças na sua linha de
instrumentos de modo a seguir essa tendência. Então
em 1962 , ela introduziu a linha Double-cutaway Electrontone
em quase todos seus instrumentos e, no caso específico
do seu famoso e bem aceito modelo 6120 Chet Atkins Hollow Body
, essas modificações foram tão significativas
que praticamente foi criado um novo modelo.
|
John
Lennon usando 6120 Chet Atkins |
|
As
principais mudanças foram , a introdução
do Electrontone Body , que possuía uma profundidade de
2 polegadas e 15 ½ polegadas de largura , e os f-holes
foram convertidos de reais ( furados) para falsos ( pintados)
, na verdade , uma idéia do próprio Chet , já
utilizada desde 1958 na Country Gentleman para criar o Tone
característico que o Chet fazia na época. Hoje
em dia muita gente se refere à esse modelo com Gratsch
Nashville , mas o nome correto é 6120 double cutaway
Chet Atkins Hollow body , apara os instrumentos fabricados de
1962 à 1966.
|
6120
Chet
Atkins - 1964 |
|
Somente
em 1967 a fabrica passou a chamar esse modelo de Chet Atkins
Nashville , como vem escrito na placa presa ao headstock e no
escudo , onde esta escrito Chet Atkins Nashville .Os captadores
continuavam a ser os Filtertrons dourados , mas para montá-los
, já que os f-holes foram fechados , a Gretsch teve que
usar um artifício já usado nas Country Gentleman.
|
Headstock
6120 Chet Atkins - 1964 |
|
Fazer uma abertura na parte de trás da guitarra . Essa
abertura era fechada com um pedaço de plástico
branco normalmente em formato oval e depois , colocado por cima
um pedaço circular de vinyl preto com a borda dourada
, chamado de padded back covers. Outras duas novidades apresentadas
em 1962 , foram o botão de Stand by que quando movido
para um dos lados , a guitarra era desligada e assim
evitava-se a microfonia e a locomoção pelo palco
ficava mais tranqüila e o Muffler , que era uma abafador
que ficava próximo .
Em
1967 , já com a Gretsch passando a designar o modelo
com Chet Atkins Nashville , ouitra mudança começou
a ser feita. Os botões passaram a ser de aluminio. Por
volta de 1970 , ou seja , um pouco depois da Baldwin assumir
o controle , pequenas mudanças foram notadas como por
exemplo os escudos que ficaram com a ponta mais quadrada.
Essa é a fase de transição entre as verdadeiras
Gretsches e a Era Baldwin , que se materializa em 1972 quando
toda a linha é reprojetada e os numeros dos modelos são
trocados , passando nesse caso de 6120 , para 7660 Nashville
até ser tirada de linha em 1975. Essa guitarra e as fotos
pertecem ao nosso amigo e colaborador Chema Rios.
Um
abraço
Fernando
Fioravanti
fernando@vintageguitar.com.br