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GRESTCH
CHET ATKINS 6122 (1964/65)
Nesta edição vamos falar a respeito de um dos mais
cobiçados tesouros de todos os tempos: a guitarra imortalizada
por George Harrison !!!
Minha
paixão por guitarra teve inicio por volta de 1965,
quando vi pela primeira vez um álbum de figurinhas
dos Beatles, que um amigo levou na escola. Foi quando
pude ver cada detalhe das guitarras que eles usavam e
notei que, a que mais se destacava era a Country Gentleman
(por coincidência, o guitarrista Brian Setzer, do
Stray Cats, também foi influenciado por guitarras
Gretsch da mesma maneira que eu. Ele conta que tudo começou
quando, adolescente, viu um pôster dos Beatles onde
Harrison estava tocando com uma delas).
Acredito que como ele e eu, muitas pessoas que viveram
aquela época chegaram a sonhar com uma guitarra
como aquela da foto , ancorada aqui por outra grande paixão:
o amplificador Vox AC - 30 , que abordarei com detalhes
em uma edição futura. Cheguei a sonhar com
uma preciosidade destas por anos até que, quando
eu e mais três amigos resolvemos montar o espetáculo
Beatles 4 Ever , fomos obrigados a adquirir todas as guitarras
que os Beatles tinham utilizado.
Demorei uns dez anos até conseguir uma com todos
os detalhes, já que no decorrer de sua produção
foram lançadas várias versões com
muitas mudanças. Entre essas mudanças as
mais importantes foram as do captador da frente ( Rhythm
Pick - Up) , que foi trocado por um outro (Super Filter
- Tron II) que , ao invés de uma dupla fileira
de parafusos , possuía duas barras fixas - também
chamadas de lâminas - que ficavam no sentido transversal
às cordas. Este captador não possuía
o ajuste de altura porque esta lâmina, próxima
ao final da escala, era fixa - o que, em alguns casos,
fazia com que a 1ª e a 6ª cordas esbarrassem
ali, provocando ruídos. Sem falar que esta mudança
deixou a sonoridade do instrumento muito grave (quando
usado em combinação com o captador da ponte,
o resultado não é muito satisfatório).
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Um outro detalhe, é que foi tirado o sistema
de duplo abafador (Double Mufflers), que possibilitava
ao músico optar por abafar os bordões
ou as primas e vice - versa. Ele era acionado (ou
levantado) por meio de duas pequenas alavancas,
colocadas uma de cada lado do bojo ( na maioria
das fotos existentes de Harrison tocando com essa
guitarra , é difícil visualizar o
abafador superior , pois o braço dele sempre
encobria o pequeno botão).
Desafortunadamente, as tarrachas Grover Imperial
(também conhecidas como Stairstep Buttons
) foram substituídas por um modelo chamado
Kidney Shaped Buttons , de um estilo mais comum
e sem graça ; que tirou todo o requinte da
guitarra. A combinação anterior, chamada
Dark Walnut , vinha com peças banhadas a
ouro 24 quilates (!). Para um colecionador aficcionado,
esses detalhes são muito importantes, pois
chegam a elevar o preço do instrumento em
50%.
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As principais características de uma guitarra
Gretsch da linha Chet Atkins são:
- Alavanca Bigsby dourada nos modelos Country Gentleman.
- Número de série gravado numa pequena
plaqueta fixada no headstock , com a inscrição
"Chet Atkins Model ".
- Sem a inscrição "Made in USA
"atrás da soleta.
- Botão de Master Volume bem próximo
do cutway inferior, possibilitando fazer o swell da
música "Yes It Is", por exemplo.
Controle de volume individual para cada captador onde
se pode combinar variações timbrísticas
no momento em que a chave seletora estiver ligando
ambos os captadores, coisa que não ocorre com
as Gibson 335 ou com as Les Paul.
- A maneira como é acionada a tonalidade nestas
guitarras é através da segunda chave
(switch) que tem prontos pré sets de ajuste
de tonalidades, variando de 40 a 60% nos pick - ups.
- A tradicional marcação da escala feita
em Thumb Prints, detalhe exclusivo da linha Chet Atkins.
Esta
guitarra que é chamada pela própria
fábrica de Electrotone Hollow Body, ou seja,
uma guitarra semi acústica que difere na sua
construção , tem diversos detalhes curiosos
e , principalmente , luxuosos . Entre ele, o Paddedback,
uma almofada instalada nas costas do instrumento,
que evitava riscos no acabamento, além de 'esconder'
o acesso à tampa da parte elétrica.
Ao lado dos potenciômetros de volume e próxima
ao ultimo knob há uma outra pequena chave seletora,
que coloca a guitarra em stand by.
Bom, agora só nos resta admirar o som deste
instrumento, usado muito pelos Beatles e por Brian
Setzer (Stray Cats), embora o modelo usado por Setzer
seja uma 6120, que possui a mesma configuração
eletrônica do Country Gentleman (infelizmente,
acabei comprando mais duas Country Gentleman até
obter esta guitarra, sendo que uma delas possui o
Super Filter - Tron II na frente, ou seja, o neck
pick up) e é também um dos modelos estilizados
por Chet Atkins, lançada em meado de 1954 com
single cutway e com os "F" abertos no instrumento
(em alguns modelos, eles eram tampados com uma espécie
de resina para evitar um feed back indesejado) .
Finalmente em 62, lançaram este modelo com
o Double Cutway com os "F" falsos em preto
(pintados em silkscreen) , com efeito meramente decorativo
. Este tipo de guitarra é predestinado para
o estilo country, mas George Harrison a usou no rock
and roll, como na introdução de "Roll
Over Beetoven". Nem preciso dizer que esta guitarra
foi eternizado pelo ex-Beatle , pois os inventários
de lojas especializadas em instrumentos vintage se
referem a este modelo como G.H. Model (recomendo aos
aficcionados o livro Gretsch Guitars , escrito por
Jay Scott). Para vocês terem uma idéia,
na semana em que os Beatles apareceram no programa
de TV Ed Sullivan Show, a procura por esta guitarra
foi tamanha que, segundo o próprio George Harrison,
20.000 (!!!) guitarras tiveram que ser fabricadas
em apenas uma semana (!!!). E isso apesar do próprio
Harrison afirmar que nunca foi endorser da Gretsch
nem de outra companhia, já que os Beatles preferiam
ser liberados para escolher seus instrumentos.
Marcus
Rampazzo
Fotos: Tatyana Alves
Guitarra: Cortesia do Vintage Guitar
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