Quem Somos

 O que é Vintage Guitar
 Sua guitar é Vintage?
 Termos e condições
 Fale Conosco
 Artigos
 Identifique esta
 Entrevistas
 Guitarra do mês
 Marcus Rampazzo
 Galeria
 Links

Gibson U-Harp Guitar

No filme The Last Waltz - exibido no Brasil com o título "O Último Concerto de Rock", que marcou a despedida do grupo The Band, que acompanhava o cantor Bob Dylan - o guitarrista Robert Robertson aparecia tocando um U-Harp Guitar exatamente igual a este. Foi a primeira vez que tive conhecimento da existência deste instrumento. Muito tempo depois, vi um outro exemplar na capa do primeiro disco solo do Steve Howe (Yes), chamado " Beginnings ". Só que esse em questão tinha um acabamento em preto (black finish) que acredito que era feito um refino em sunburt, que pode ser admirado com maior nitidez no livro The Steve Howe Guitar Collection (lançado pela GPI Books em 93 e não editado no Brasil, o que é uma pena).

Felizmente, trouxemos para vocês um dos mais significativos exemplares deste magnífico instrumento construído no início do século -mais precisamente em 1911!!! -e projetado pelo próprio Orville Gibson em sua fábrica em Michigan (EUA). Para vocês terem uma idéia da raridade deste instrumento, leiam o que o próprio Steve Howe contou a respeito dele. " Sempre desejei ter uma U-Harp Guitar desde a primeira vez que tomei conhecimento da existência dela, através de fotos de Harp Guitars nos livros, principalmente no Gibson Story Book . Queria de qualquer jeito, um instrumento com Reverse Scroll, mas achava que ele só existia em catálogo como aquele e que as chances de conseguir um eram remotas.
Posso afirmar que foi o instrumento mais caro da Gibson que eu comprei", No caso deste instrumento, ele estava exposto no museu de uma das mais conceituadas lojas de Vintage Guitars do mundo e não estava a venda. Quando pedi para experimentá-lo, as pessoas sorriam e diziam: "Desculpe, Sr; mas ele não esta à venda, é parte de nosso acervo".

Depois que mostrei algumas fotos da minha coleção, eles se convenceram e removeram-no da parede onde estava fixado perto de outras preciosidades (depois eles me contaram que raramente removiam a U-HARP da exposição, e que uma delas foi quando eles a alugaram para o Smashing Pumpkins fazer o clip de Thirty Three). Meu amigo Jeferson Bergamini, que me acompanhava na ocasião, veio na hora e disse "cara, você não vai comprar isso aí, vai?".
?". Como sou aficcionado por instrumentos acústicos, fiquei sonhando com o som deste instrumento mesmo sem nunca ter escutado nada dele ( o próprio Howe admitiu que nunca gravou com ele).


Cheguei a ver até o Lulu Santos com uma, embora ele tenha confessado que não voltaria a usá-la com medo de que ela desmanchasse na sua mão... Sendo objetivo, o que vale a pena neste instrumento é a sua peculiar sonoridade, que quando devidamente afinada, possui um som stonteante.


Quando toquei pela primeira vez, não me impressionei de fato, pois cordas sub-bass
(localizada na parte superior) não estavam afinadas, a não ser uma - afinada em D - que foi o suficiente para notar o reverb produzido. A U- Harp possui uma ponte móvel, assim como os violinos, violas e cellos .


Observem que o espaço entre a escala e o reverse scroll é muito pequeno, o que dificulta quase que por completo o acesso àquela região, além de que o braço lembra muito o do meu dobro M-14 pois aquela época não havia o Truss Rod (tensor), Hoje em dia, as poucas pessoas que tocam Harp Guitars preferem um modelo chamado Dyer Harp, que além de serem mais leves e possuir um acesso mais fácil às notas altas do que as Gibson, possuem apenas 6 cordas sub bass, mais fáceis de afinar por causa do sistema Banjo Type Tuners.


Quando olho para este instrumento e penso no fato de ele ter sido construído no início do século, chego a não acreditar no que vejo..

Instrumento cortesia do :
Vintage Guitar
Marcus Rampazzo

<< voltar