Quem Somos

 O que é Vintage Guitar
 Sua guitar é Vintage?
 Termos e condições
 Fale Conosco
 Artigos
 Identifique esta
 Entrevistas
 Guitarra do mês
 Marcus Rampazzo
 Galeria
 Links

ENTREVISTA COM WANDER TAFFO - 04/06/02

O Guitarrista Wander Taffo ,que atualmente é diretor do EM&T , concedeu uma entrevista especial para Fernando Fioravanti do www.vintageguitar.com.br , contando com exclusividade algumas curiosidades de sua carreira e um pouco sobre seus instrumentos e expectativas. Este mês com vocês Wander Taffo:

Fernando: Wander , conte-nos um pouco sobre como você começou a tocar e sobre sua carreira.

Wander: Comecei profissionalmente em 1973 no Memphis - Banda que só tocava covers mas chegamos a gravar alguns discos em ingles - My sweet Daysi ( Compacto Simples ) - Kris Kringle ( LP ), depois Made in Brasil (Massacre), Joelho de Porco, Secos e Molhados, Gang 90 ( Perdidos na Selva ), Radio Taxi, Rita Lee e Banda Taffo.

Fernando: Quais foram suas primeiras influências?

Wander: Jovem Guarda, Beatles e todas as bandas dos anos 70.

Fernando: Essas influências tambem tiveram importância na escolha das guitarras e equipamentos?

Wander: Sim

Fernando: Quais foram suas primeiras guitarras ? Qual era a guitarra de seus sonhos?

Wander: Minha 1ª guitarra foi uma "Sound" feita na Pompéia na Rua Cajahiba. a guitarra de seus sonhos era uma Fender Strato que depois consegui comprar em 74 e essa guitarra está com o Babalu que é guitarrista do Made in Brasil até hoje.

Fernando: Você gosta de guitarras "Vintage" ?

Wander: Claro !

Fernando: De uns anos para cá , está ocorrendo uma valorização cada vez maior de instrumentos antigos com diversos guitarristas importantes ( Eric Johnson , Steve Howe , Eric Clapton etc...) usando cada vez mais esse tipo de equipamento. Lenny Kravitz , por exemplo , declarou recentemente que tem mais 120 guitarras vintage e que só encontrou o som que queria quando passou a usá-las. O que você pensa disso ?

Wander: Gosto principalmente das Fender pré CBS, mas não sou obcecado, embora concorde que a sonoridade desses instrumentos é especial, acho que alguns Luthiers são capazes de construir guitarras muito boas.

Fernando: Você tem instrumentos Vintage ? Quais são?

Wander: Fender strato 1971 e uma Gibson les Paul 1980 (presente do Herbert Vianna).

Fernando: Quais os outros instrumentos que você possui hoje ?

Wander: Gibsons, Fenders, Ibanez, Rand, PRS, Suhr, Godin, Phil "Wander Taffo Signature".

Fernando: Quais você mais usa hoje em dia ? Ainda existe um instrumento que deseje muito ter ?

Wander: Depende da sonoridade que preciso, mas geralmente uso minha "Rand" (Luthier de Los Angeles) e as Phil "WanderTaffo" .
Todas com pickups Tom Anderson.
Estou atrás de uma guitarra de 12 cordas, talvez uma Rickenbacker.

Fernando: Sabemos que atualmente você se dedica muito ao EM&T. Além de incorporar o precurssor IG&T, hoje existem outros módulos , certo ? Conte-nos quais são e qual a estrutura do EM&T hoje .

Wander: Há bem pouco tempo atrás não havia no Brasil uma escola que tivesse um método completo, apostilado, dividido em módulos e com CD de repertório para cada módulo. As aulas eram individuais e muitas vezes condicionadas ao ânimo do professor ensinar e a vontade do aluno aprender. Isso mudou aqui no Brasil, nas aulas em grupo aqui na EM&T, o professor segue a apostila, passa a lição, orienta e o aluno que é obrigado a aprender e... aprende! Principalmente porque existe uma saudável competição entre os alunos do tipo: "Se ele consegue vou fazer melhor!" Aqui na EM&T todos os Institutos (IG&T - IB&T - IV&T - IC&T - IT&T - IP&T e LEM ) tem seus métodos próprios com uma didática fechada em média de 5 anos (vejam mais acessando www.emt.com.br)

Fernando: Como você vê o futuro da guitarra na música ? Prevalecerá a busca pela eletrônica e por novos sons ou prevalecerá o som clássico do Rock ( Guitarra , amplicicador , saturação e reverb) ?

Wander: Nenhum outro estilo, influenciou culturalmente o mundo e mudou gerações através do tempo, como o Rock, portanto ele é eterno!!!
Sempre irá existir !!! Não é modismo !!!

Fernando: Para finalizar, gostariamos de agradecer sua participação em nosso site , e pedir para que deixe uma mensagem aos amantes da guitarra.

Wander: Valeu galera e anotem:
Tudo na nossa vida decorre na medida exatamente proporcional ao tamanho de nossa "Fé" !!! Acreditem!!!
Ouçam a "voz" de seus corações e metam bronca !!!
As dificuldades existem e sem elas a vida e as vitórias não teriam graça nenhuma !!!
Portanto, acredite em vcs, e façam tudo com Amor, que vcs chegarão lá, essa é a receita do sucesso !!!

Bendsssss forever !!!




<< voltar